Balão gástrico

O balão intragástrico é um tratamento endoscópico do sobrepeso e da obesidade e que consiste na colocação de uma prótese de silicone no estômago em formato de esfera, preenchida por soro fisiológico e azul de metileno. O balão comporta entre 400 a 700 ml, dependendo da avaliação médica em cada caso.

O método é extremamente seguro. Por ser realizado por meio de endoscopia, não envolve os riscos de um procedimento cirúrgico. A colocação é feita com sedação profunda (você não vai sentir nada), porém não é necessária anestesia geral, o que torna o processo infinitamente mais seguro que uma cirurgia. A alta do paciente é imediata e os riscos envolvidos são mínimos.

Como o balão age?

• Ocupando espaço: o balão pode atingir até 700 ml de volume. O estômago passa a comportar uma quantidade menor de comida.

•Aumento da saciedade: o balão tem um peso (aproximadamente 700 g). Esse peso é interpretado como comida pelo estômago, que então envia para o cérebro a informação de estômago cheio, aumentando a saciedade com pouca quantidade de alimento.

O tempo de uso do balão é outro fator a ser analisado pela equipe médica.